Ombudsman

Ombudsman

CONGLOMERADO FINANCEIRO CRÉDIT AGRICOLE BRASIL

OUVIDORIA E CANAL DE DENÚNCIAS

A Ouvidoria do Conglomerado Financeiro Crédit Agricole Brasil, composto pelas instituições Banco Crédit Agricole Brasil S.A. e CA Indosuez Wealth (Brazil) S.A. Distribuidora de Títulos e Valores (“Conglomerado”), funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h, e 14h às 17h. Encontra-se localizada no Edifício-Sede do Conglomerado, em São Paulo capital, conforme endereço abaixo.

Se, após entrar em contato através dos canais primários de atendimento, Você, cliente ou usuário de nossos produtos e serviços, não estiver satisfeito com a solução da sua demanda ou com a posição apresentada, poderá recorrer à Ouvidoria. A atuação da Ouvidoria do Conglomerado ocorre da seguinte forma:

  1. recebe as manifestações sobre os serviços prestados pelo Conglomerado;
  2. envia as manifestações às áreas do Conglomerado responsáveis pelo assunto;
  3. acompanha as providências e cobra soluções;
  4. responde no menor prazo possível, com clareza e objetividade, respeitando o prazo estabelecido na regulamentação;
  5. sugere/recomenda mudanças de procedimentos internos e adequações de normas e serviços; e
  6. avalia o grau de satisfação sobre o atendimento diretamente prestado ao cliente/usuário dos serviços e produtos do Conglomerado.

Nos termos da Resolução n.º 4.859 de 2020 do Banco Central do Brasil, o Conglomerado disponibiliza o Canal de Denúncias “BKMS”, através do endereço https://www.bkms-system.com/bkwebanon/report/clientInfo?cin=3CAgr18&c=br&language=eng na Intranet, para uso de funcionários, prestadores de serviços, e cidadãos em geral, com a finalidade de reportar/denunciar situações ou indícios de ilicitude, de qualquer natureza, relacionadas às atividades do Conglomerado. As informações prestadas neste âmbito serão tratadas de forma segura e sigilosa e o reporte/denúncia poderá ser feito anonimamente.

Todas as demandas do Canal de Denúncia serão analisadas e investigadas conforme regras e procedimentos internos do Conglomerado, da legislação e regulamentação em vigor. Para realizar seu reporte/denúncia, clique aqui.

Fale com a Ouvidoria pelo telefone 0800 724 2818, ou pelo e-mail ouvidoria@cacib.com/ouvidoria@ca-indosuez.com.br.

Endereço para correspondência ao Conglomerado, aos cuidados da Ouvidoria: Avenida Brigadeiro Faria Lima, 4440 - Terceiro andar Itaim Bibi - São Paulo - SP CEP 04538- 132 – Brasil
 

Os riscos da internet

O uso da internet expõe o usuário a diversos tipos de ameaças que estão sempre em evolução. Alguns conjuntos de riscos são descritos a seguir:

Vírus

De maneira geral, vírus são códigos instalados no computador sem a autorização nem o conhecimento do proprietário. A sua presença afeta diversos elementos (componentes, dados, etc.), na maioria das vezes de forma mal-intencionada.
Os antivírus foram desenvolvidos para detectar a assinatura dos vírus conhecidos e bloqueá-los. Algumas aplicações de segurança são capazes de rastrear certos comportamentos previsíveis e característicos de vírus, detetando vírus desconhecidos.
Os antivírus só são eficazes se a base de assinaturas for atualizada regularmente. De preferência, programe atualizações automáticas do antivírus.

Worms

O worm é um tipo de vírus que tem como principal objetivo propagar-se em larga escala, de forma dissimulada e sem grande impacto, explorando os recursos do computador para fins mal intencionados (envio de spam, ataque de negação de serviço, etc.)

Cavalo de troia

Cavalo de Troia, ou Trojan, é um vírus composto por códigos parasitas complexos, que são instalados em várias etapas, ampliando, aos poucos, o campo de ações mal-intencionadas. Por exemplo, podem roubar dados que o usuário digita no teclado ou efetuar capturas de telas. Os Trojans mais recentes apresentam grande resistência e capacidade de se adaptar rapidamente às contramedidas de proteção, garantindo assim a sua sobrevivência no computador infectado. Alguns chegam ao ponto de eliminar vírus concorrentes que possam atrapalhar o seu funcionamento ou reduzir a sua camuflagem.
Diferentemente dos worms, os cavalos de Troia não se propagam.

Corrente (hoax)

Nesta categoria são classificados os e-mails com conteúdo falso. O objetivo da corrente é apresentar um texto suficientemente sedutor para que o destinatário o transmita aos seus contactos. A corrente pode ser mal-intencionada, veiculando um link ou um arquivo infetado.

Engenharia social (social engineering)

Na engenharia social, os hackers abusam da confiança, da credulidade ou da falta de informação do usuário para levá-lo a agir de maneira contrária aos seus próprios interesses, como fornecer senhas e dados confidenciais, por exemplo. Em geral, os ataques de engenharia social são efetuados após um estudo detalhado dos alvos, em particular por meio da coleta de todas as informações disponíveis livremente na internet (principalmente nas redes sociais). Para influenciar as suas vítimas, os hackers recorrem a um arsenal de recursos, inclusive ligações telefónicas.

Phishing

Na maioria das vezes, o phishing chega ao usuário na forma de um e-mail que simula um comunicado oficial e solicita que o destinatário clique num link fornecido na mensagem, que conduz o usuário a páginas muito semelhantes às do site oficial. O objetivo dos hackers é roubar informações, em particular os dados de conexão do usuário com um site verdadeiro e os dados relativos aos seus cartões bancários.